A ExciteAtHome, que ainda na semana passada tinha concordado vender à AT&T a quase totalidade dos seus bens empresariais de acesso de banda larga à Internet, e serviços relacionados, por 307 milhões de dólares (69,6 milhões de contos ou 347,5 milhões de euros), encerrou a sua rede a 850 mil clientes da AT&T no sábado.



A fornecedora de acesso à Internet garante, em declarações à agência de notícias Reuters, que continua em conversações com outras 12 empresas de serviços por cabo – que servem os restantes 3,7 milhões de clientes norte americanos da AtHome – para estabelecer novos acordos.



A AT&T, que detém 23 por cento da Excite e que estava interessada em comprar os restantes 77 por cento, enfrenta agora alguns problemas já que a unidade AT&T Broadband, e outras empresas por cabo, têm vindo a negociar com a Excite um novo acordo que eleva o valor do negócio.



Porém, segundo alguns analistas, a AT&T Broadband está agora menos interessada em prosseguir com as negociações. Outras empresas por cabo, por não terem criado uma rede de apoio como a AT&T, estão mais dispostas a negociar.



Desta forma, e apesar de uma porta voz para a Cox Communications, uma das empresas por cabo a negociar com a Excite, afirmar que as negociações estão a correr bem, um dos advogados dos accionistas da AtHome, William Weintraub, afirma que estas avançam lentamente.



O juíz Thomas Carlson do tribunal de falências em S. Francisco começou a preparar o caminho para o encerramento da ExciteAtHome, quando decidiu na passada sexta feira que o processo de falência da empresa permitia desligar os clientes.



De acordo com a Excite, a empresa está, actualmente, a perder muito dinheiro já que apenas está a receber 16 dólares (17.92 euros ou 3.500 escudos) por cliente quando a taxa de subscrição cobrada pelas empresas por cabo é, normalmente, de 46 dólares (51.53 euros ou 10.300 escudos).



A AT&T já transferiu cerca de 226 mil dos seus clientes para o seu próprio serviço da AT&T Broadband, e espera terminar a transação dos restantes 640 mil subscritores no período de dez dias. Note-se que 16 por cento dos clientes da ExciteAtHome não tinham acesso online desde domingo depois desta ter cortado o serviço aos clientes de banda larga da AT&T.



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