A justiça da Nova Zelândia só decidirá em março do próximo ano sobre o processo de extradição do fundador do Megaupload para os Estados Unidos, confirmaram fontes oficiais. Aparentemente a complexidade do processo e a necessidade de mais tempo para clarificar um conjunto de questões legais ligadas ao processo motivou o adiamento da decisão, que estava prevista para 6 de agosto.



Uma das principais causas para o adiamento será a existência de vários pedidos das autoridades norte-americanas realizadas no âmbito do processo, que deverão ser apreciados antes de tomada uma decisão sobre a extradição.



Dotcom estará insatisfeito com o adiamento que prolonga a espera e o mantém limitado às medidas de coação impostas pelo tribunal que, entre outros aspetos lhe restringem o acesso a bens e à atividade empresarial que mantinha antes do culminar da investigação do FBI.



Kim Dotcom foi detido em janeiro juntamente com outros responsáveis pelo site Megaupload, alegadamente usado para a partilha ilegal de ficheiros. A detenção foi o culminar de uma investigação do FBI que resultou em várias acusações visando o hacker, no fecho do site de partilha e na apreensão de milhões de dólares em bens.



Aos poucos Dotcom tem conseguido retomar a vida normal, enquanto espera pelo avanço da justiça e pela decisão relativamente ao pedido de extradição para os Estados Unidos. Já conseguiu rever a inicial situação de prisão preventiva, tal como a quase total restrição no acesso aos seus bens.



Mais recentemente viu a justiça da Nova Zelândia encontrar ilegalidades nas buscas realizadas à sua casa na altura da detenção, já que as acusações constantes dos mandatos não eram suficientemente claras.






Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira