Facebook, Amazon e Zynga são três dos nomes que se associaram ao novo fundo de investimento destinado a novos projectos de media social lançado pela Kleiner Perkins Caufiels & Bayers (KPCB), uma empresa de capitais de investimento.

O sFund, como foi designado, avança com um capital de 250 milhões de dólares para investir em empresas em início de actividade, cujos projectos contribuam para criar uma Web mais social.

O projecto foi apresentado esta sexta-feira pela KPCB em colaboração com Mark Pincus, da Zynga - que desenvolve jogos sociais e é responsável por sucessos como o Farmville -, Jeff Bezos, da Amazon, e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Mas conta também com a Comcast, Liberty Media e a Allen & Co como investidores e parceiros estratégicos.

Na apresentação, os responsáveis explicaram que a iniciativa tem dois objectivos, para além do financiamento de novos projectos, contribuirá também com aconselhamento a "uma nova geração de empreendedores, para apoiar a promessa de uma Web social", cita a imprensa internacional.

Um dos sócios do KPCB acrescentou ainda que assistimos ao início de "uma nova era para os empreendedores da Internet social, que estão a reinventar a Internet das pessoas e dos lugares, para além dos documentos e das páginas Web". Segundo o responsável, "nunca houve um momento como este para começar uma empresa social".

O primeiro projecto a contar com o apoio do novo fundo é o Cafebots, uma empresa com seis funcionários que receberá 5 milhões de dólares para desenvolver o Friend Relationship Management, sobre o qual não forneceu detalhes.