O Facebook adquiriu a Beluga, uma empresa de soluções de mobile messaging. A informação é avançada pela empresa visada, que publicou uma nota no site dando conta da operação, sobre a qual não são relevados pormenores financeiros.



A aplicação desenvolvida pela Beluga permite a comunicação, via smartphone, entre grupos privados de utilizadores, criados por quem usa a aplicação. Os grupos podem partilhar imagens, mensagens ou mesmo a localização.



A tecnologia já está disponível, na forma de aplicação gratuita, e podia - pelo menos até agora - ser descarregada a partir da loja da Apple para o iPhone ou do Android Market.


Na nota que publicou no site a empresa assegura que quem já utiliza a aplicação poderá continuar a usá-la, com a garantia de manutenção das contas e dos respectivos dados. Promete mais novidades para as próximas semanas.



Não é novidade que o Facebook está empenhado em reforçar a aposta no mercado móvel, como o fundador da empresa admitiu ainda no mês passado, aquando do lançamento de novos smartphones da HTC, com integração melhorada com a rede social.



Na altura um porta-voz da rede social assegurava, aliás, que o mercado deveria preparar-se para o lançamento de dezenas de smartphones Facebook, a comercializar nos meses seguintes.


Duzentos milhões já acedem à rede social via telemóvel, um número que se espera venha a aumentar rapidamente.