A partir de hoje, o Facebook passa a suportar assinaturas em Instant Articles a todos os editores dos meios de comunicação social qualificados. Ao longo de 18 meses, a rede social testou a plataforma de rentabilização com cerca de 40 meios de todo o mundo, alargando hoje a outras publicações.

O conjunto de ferramentas permite definir novas formas de rentabilização de conteúdos, sejam eles baseados num modelo vinculativo a um número específico de artigos gratuitos por mês, ou o sistema Fremium, em que certos artigos estão disponíveis a todos, outros são bloqueados.

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A rede social afirma que o sistema de subscrições no Instant Articles dá total controlo às publicações na relação direta com os seus leitores. Isto porque as transações relacionadas com as subscrições são feitas nos websites das próprias publicações, incluindo as datas de utilização, o preço e os pagamentos.

No leque de opções, as publicações terão soluções para adquirir novos assinantes, assim como para retenção dos subscritores. Para além das subscrições no Instant Articles, há um novo produto em teste chamado News Funding, assim como ferramentas de marketing, acesso ao Facebook Analytics e outros programas desenhados para ajudar as publicações a construir as suas subscrições e ofertas para membros.

Exemplos disso é a possibilidade de configurar a página de “Welcome Screen”, assim como permitir posts visíveis a apenas assinantes. Durante os testes, o ecrã de boas-vindas encorajava os novos subscritores a seguir a página da publicação e a ter acesso a mais conteúdos na News Feed, aumentando o número de seguidores de 54% para 94%. Aumentou ainda o número de artigos lidos pelos subscritores em 40%.

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