O Facebook, empresa-mãe criada por Mark Zuckerberg, decidiu hoje introduzir uma nova imagem corporativa para distinguir melhor as suas aplicações e negócios. O objetivo é separar a imagem da empresa e da respetiva aplicação de rede social, de forma a clarificar os seus utilizadores.

“Há 15 anos começámos como uma aplicação. Agora temos diversos produtos para ajudar as pessoas a conectarem com amigos e família, encontrar comunidades e fazer crescer negócios”, justifica a empresa em comunicado. A rede social refere que está a introduzir um novo logotipo para a empresa, mantendo o mesmo da aplicação Facebook, que mantém a sua própria marca.

Desta forma a empresa destaca a empresa-mãe nas suas diferentes aplicações, como a própria aplicação de Facebook, Messenger, Instagram, WhatsApp, Oculus, Workplace, Portal e Calibra. Desde junho que a empresa tem também colocado o “selo” nas suas aplicações “From Facebook". Nas próximas semanas a nova imagem irá ser atualizada a todos os produtos e materiais de marketing, incluindo um novo website da empresa.

tek facebook

O novo lettering da marca apresenta uma tipografia personalizada, com cantos arredondados e em capitais para criar uma distinção gráfica entre o logotipo da empresa e da própria aplicação. Outra mudança no design diz respeito às suas cores, utilizada no contexto da aplicação onde é inserida, por exemplo, o degradê laranja e roxo baseado no logotipo do Instagram, ou os tons esverdeados dentro do WhatsApp. Já a app do Facebook mantém o aspeto azul, em letras pequenas, como o conhecemos até aqui.