O anúncio foi feito na maior rede social do mundo por Regina Dugan, líder da divisão de Investigação e Desenvolvimento do Facebook, chamada Building 8. Na mensagem publicada, Dugan dá as boas-vindas à Nascent Objects, uma empresa californiana, e escreve “Imaginem desenhar, construir e entregar um equipamento em apenas semanas. Em vez de meses, ou mesmo anos”.

A responsável diz que a empresa adquirida vai ser integrada na divisão Building 8 e que vai fazer com que os equipamentos do Facebook sejam produzidos mais rapidamente. Recorde-se que, em agosto, o Facebook revelou o seu novo laboratório de inovação Area 404, no qual vai produzir óculos de realidade virtual, drones emissores de Wi-Fi e câmaras que filmam em 360 graus.

Na página da Nascent Objects, o diretor-executivo Baback Elmieh confirma a aquisição, embora o Facebook ainda não tenha emitido nenhum comunicado oficial.

Baback Elmieh explica que a empresa criou uma plataforma que combina design, impressão 3D, circuitos e módulos eletrónicos, permitindo desenvolver hardware muito mais rapidamente.

É ainda dito que as Nascent Objects quer construir “produtos que possam abrir o mundo a todos”. Esta afirmação sugere que a parceria assenta no desenvolvimento de equipamentos de conectividade, como drones, que fazem parte do projeto Internet.org do Facebook, que ambiciona levar a Grande Rede até às regiões mais remotas do planeta.