A Critical Software vai fornecer uma vasta gama de serviços e soluções de TI à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). A tecnológica de Coimbra será a única empresa não norte-americana a integrar o conjunto de fornecedores seleccionados.

Os domínios de intervenção da Critical Software no âmbito deste acordo são os da "engenharia de software e arquitectura de sistemas de informação, sendo a sua principal missão suportar a reengenharia de processos de negócios, com a introdução das melhores práticas, metodologias e soluções do domínio tecnológico", explicou Gonçalo Quadros, presidente executivo da Critical Software, em declarações à Lusa.

O acordo com a USAF terá a duração de três anos, com mais dois de opção e é considerado "importante, exigente e ambicioso" para a Critical Software. "Este acordo é o reconhecimento da qualidade do trabalho que temos vindo a desenvolver em mercados maduros e exigentes", salienta Gonçalo Quadros.

O responsável considera que o negócio coloca a tecnológica portuguesa "no pelotão da frente das empresas capazes de derrubar as difíceis barreiras à entrada que as organizações norte-americanas colocam no que toca à qualificação da sua cadeia de fornecimento".

A selecção da Critical Software "permite à tecnologia portuguesa estar entre o grupo restrito de fornecedores qualificados" para desenvolver projectos de engenharia de software e TI para o sistema electrónico da USAF, disse ainda o presidente executivo da empresa.

Recorde-se que entre o conjunto de projectos ganhos nos últimos tempos pela empresa portuguesa está um outro na área da aeronáutica. Há um ano atrás a Critical Software anunciava ter sido escolhida, através da sua subsidiária Critical Materials, para participar no Intelli-SHM (Structural Health Monitoring), considerado o maior projecto europeu de Investigação & Desenvolvimento (I&D) do sector aeronáutico.

Nota de Redacção: Foi corrigida a sigla da Força Aérea dos Estados Unidos.