A altura para comprar CDs é agora. A Gartner estima que, depois deste Natal, um pouco da indústria vai morrer graças à forte adesão do público à música em versão digital.
Colocar os CDs como fonte primordial de receitas é, no entender da consultora, um dos maiores erros das editoras discográficas. A Gartner acredita que a tendência segue na trajectória oposta pelo que as empresas deverão moldar novas estratégias, que coloquem no topo das fontes de receitas o mercado digital e a distribuição online.
De acordo com um estudo publicado pela Gartner, a aposta no negócio de venda física de músicas, mediante o CD, atribui às editoras parte das culpas das elevadas taxas de pirataria. Isto porque, as companhias discográficas acabam por não assumir a mudança dos tempos e do tipo de mercado actual, que exige uma reformulação que oriente as vendas para o mundo digital.
O mercado de CDs tem vindo a descer significativamente nos últimos anos e, só nos Estados Unidos, a quebra chegou aos 77 por cento em 2007 depois dos 91 por cento registados em 2005.
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários