Apesar de serem consideradas as melhores empresas para se investir em 2018, segundo os mercados acionistas mundiais, as tecnológicas Facebook, Amazon, Alphabet e Netflix (FANG) não receberam muita atenção dos gestores de fundos de investimento portugueses. Segundo adianta o Jornal de Negócios, apenas 14 fundos têm ações nas gigantes tecnológicas, representando 1,5% do investimento, ou seja, 18,3 milhões de euros, quando o valor total investido é de 1.237 milhões de euros, no geral.

A publicação analisou dados disponíveis de março, e dos 14 fundos que investiram nas FANG, o maior peso recai sobre o grupo Caixagest, com dois investimentos significativos. O Caixagest Ações Líderes Globais registava no período analisado mais de 15 mil ações na Alphabet, um investimento avaliado em 12 milhões de euros, representando 4% do valor deste fundo. Já a Caixagest Ações EUA tinha mais de mil ações na Amazon, sugerindo um investimento de mais de um milhão de euros.

O jornal lista ainda que a Optimize Investimento Activo distribuiu cerca de um milhão de euros entre Facebook, Amazon e Alphabet, um valor que representava 7,6% do seu investimento. Por fim, outros fundos que se destacam são o Novo Banco, IMGA e BPI que também detêm ações nas FANG.

Na análise feita aos 14 fundos de investimento portugueses, a gigante tecnológica das FANG que menos atenções obteve foi a Netflix, mas foi a que teve um maior desempenho em 2018, com 85% de subida. De lembrar que o Facebook perdeu esta quinta-feira cerca de 120 mil milhões de dólares em bolsa, batendo um recorde de desempenho negativo. As outras empresas também geraram receitas muito abaixo do esperado, sofrendo quebras significativas na bolsa.