A Google a Comissão Europeia estarão prestes a chegar a um acordo para encerrar a investigação por alegado abuso de posição dominante em curso desde 2010, avança a imprensa internacional esta terça-feira.

O regulador europeu confirmou que as partes tinham chegado a um consenso relativamente aos traços gerais do acordo a firmar para evitar um processo formal. A Comissão Europeia afirmou ter chegado a um "entendimento" com a Google, que pode levar à assinatura de um acordo, escreve o New York Times, com base na informação fornecida por um porta-voz da CE.

"A Comissão considera a proposta da Google uma boa ase para negociação e atingiu agora um bom nível de entendimento", afirmou Antoine Colombani, citado por vários meios de comunicação norte-americanos.

A próxima fase de negociações passará agora por reuniões a um nível mais técnico, com o objetivo de preparar o acordo a assinar pelas duas entidades, acrescentou a mesma fonte.

A gigante das pesquisas não quis comentar, mas uma fonte próxima da gigante das pesquisas disse à Reuters que as mudanças propostas pela Google abrangiam as quatro áreas apontadas como "problemáticas" pela Comissão. Não quis, porém, avançar detalhes.

A forma como são organizados os resultados das pesquisas (dando preferência aos próprios serviços); a utilização nos seus sites de informação de páginas de outras empresas sem autorização prévia; os acordos entre a empresa e os seus parceiros em matéria de publicidade relacionada com os resultados das pesquisas; ou a possibilidade de estar a impor restrições à portabilidade de campanhas do AdWords para outros serviços. São estas as quatro áreas nas quais, segundo o regulador europeu da Concorrência, a empresa precisaria de fazer mudanças para assegurar que não eram violadas as leis comunitárias.

A estas, o comissário Joaquin Almunia - responsável pela área da Concorrência - terá acrescentado este mês uma nova exigência: a de que a gigante faça alterações aos seus serviços móveis.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes