A Google continua a reforçar o portefólio de soluções e serviços por via de aquisição de empresas que a ajudem a alargar o domínio na Internet. Desta vez, a gigante norte-americana anunciou a aquisição da Nik Software, empresa que detém uma aplicação idêntica ao Instagram, o Snapseed.



A confirmação do negócio foi feita pela própria Google, que no entanto não detalha pormenores financeiros da operação, nomeadamente valores de investimento, nem antecipa planos relativamente à forma de integração do novo ativo.



A Nik Software é uma empresa com 17 anos de experiência na área do desenvolvimento de software. Tem vários produtos no mercado, mas acredita-se que uma das propostas que mais terá aguçado o interesse da Google foi o editor de fotografia Snapseed, disponível para smartphone e desktop.



Bem menos popular que o Instagram, a aplicação conta "apenas" com nove milhões de utilizadores mas não deixa de ser uma ferramenta útil para potenciar a utilização de serviços sociais como o Google+, plataforma na qual a multinacional tem apostado forte e que, segundo revelou ontem, conta agora com 400 milhões de utilizadores.



A Snapseed no início do ano foi eleita a melhor aplicação para iPad, uma distinção que reconhecia o interesse da interface tátil do produto e que lhe garantiu alguma notoriedade adicional. O maior entrave a uma maior popularidade pode bem ser o facto de não ter acesso gratuito como o Instagram e obrigar a uma subscrição paga, que custa 3,99 euros por mês. Ainda não ter uma versão para Android - que já está prevista e prometida há algum tempo - pode ser outra razão.



O negócio do Facebook, que aceitou pagar perto de mil milhões de dólares pelo Instagram (que soma 100 milhões de utilizadores neste momento), demonstra bem as esperanças que as empresas de Internet depositam neste tipo de serviços com uma forte componente social.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira