A Google comprou mais uma empresa especializada em tecnologia e serviços de presença, que favorecem a criação e manutenção de redes de amigos que partilham informação, calendários e fotos na Internet e nos telemóveis. A Jaiku é uma empresa finlandesa que foi fundada em 2006 e o valor da aquisição não foi divulgado.

De acordo com a informação publicada pelas empresas sobre o negócio, a Google reforça assim a sua área de tecnologia de presença e streams de actividade, áreas onde a empresa acredita que pode adicionar valor aos seus utilizadores.

O serviço da Jaiku não será para já encerrado, mas já não serão permitidas inscrições de novos membros para partilhar informação através da tecnologia disponibilizada na web e nas redes móveis.

Tal como os serviços de instant messaging, o Jaiku permite aos utilizadores conhecerem o estado de ligação das pessoas na sua lista de contactos, assim como a sua localização e agenda. Para os telemóveis o serviço está limitado a equipamentos com plataforma Series 60 da Nokia.

Ainda há duas semanas a Google tinha adquirido a Zingku, uma empresa com tecnologia para redes sociais em telemóveis.

Notícias Relacionadas:

2007-10-09 - Google integra publicidade e vídeos no AdSense