A Google acaba de adquirir a VirusTotal, uma empresa de segurança especializada na avaliação de vírus no o browser. O objetivo é aumentar a segurança da navegação na Internet. O valor da aquisição não foi revelado.

Num post no seu blog, a VirusTotal garante que vai continuar a operar de forma independente da Google e que mantém as parcerias com outras empresas de antivírus e especialistas de segurança.

Segundo a VirusTtal a Google pode ajudar a melhorar o serviço e garantir que as ferramentas estejam sempre prontas quando é necessário, possivelmente através do reforço das infraestruturas à disposição da empresa.

O serviço da VirusTotal é gratuito e oferece a análise de ficheiros até 32 MBytes, mas também a verificação de um website através da cópia do URL. A empresa disponibiliza ainda uma aplicação de desktop para Windows e extensões para browsers como o Chrome, Firefox e Internet Explorer.

A Google tem vindo a reforçar a segurança do seu browser, detetando sites com software maliciosos e avisando os utilizadores, mas também analisando anexos de emails e as pesquisas.

Recentemente a Google divulgou o estudo "Trends in Circumventing Web-Malware Detection" no qual conclui que o malware é cada vez mais difícil de detetar. O estudo conta com a análise do equivalente a quatro anos de dados, traduzidos em oito milhões de sites e 160 milhões de páginas Web, recorrendo ao seu serviço Safe Browsing.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico