A Google anunciou ontem a compra do Zagat, um projeto criado como hobbie em 1979 e que se tornou no guia de restaurantes, hotéis e propostas de lazer mais popular dos Estados Unidos, segundo alguma imprensa local.



O primeiro resultado visível do negócio, cujo valor não foi divulgado, é imediato e traduz-se na disponibilização de informação do guia nas páginas de resultados do motor de busca da empresa de Internet e no serviço Google Maps.



A Google descreve o universo de conteúdos disponibilizados pelo Zagat como uma das âncoras da sua oferta daqui a alguns anos, o que dá pistas relativamente à importância do negócio para a empresa.



O Zagat reúne sugestões de restaurantes, bares, hotéis e locais a visitar em cidades por todo o mundo. As referências e locais apresentados são comentados e votados pela comunidade de utilizadores do site, o que faz da plataforma um guia de informação experimentada por quem já passou pelos locais.



O conceito é hoje explorado com sucesso por outros projetos, como o Trip Advisor, embora este tenha um foco ligeiramente distinto e modelo de funcionamento também distinto.



Portugal tem várias sugestões já listadas no serviço. Podem ser consultadas sem registo na plataforma, que também tem uma versão premium - com subscrição mensal ou anual - para quem quer aceder a todos os conteúdos e funcionalidades disponíveis.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico