A Google foi multada em 200 mil dólares (164 mil euros) por um tribunal australiano. A coima é o resultado de um processo de difamação contra a empresa norte-americana, intentado por um sérvio.



O homem Milorad Trkujila processou a Google porque o motor de buca da empresa, em resultados de pesquisas, associava o seu nome ao mundo do crime a um poderoso narcotraficante, condenado em julho a uma pena de prisão de 30 anos. O nome do homem e fotografias surgiam associadas às do criminoso.



A justiça australiana considerou que o facto era lesivo e considerou justa a indemnização do homem pelos danos causados. Fixou o montante em 200 mil dólares australianos, atendendo ao pedido do autor da ação.



A associação do nome e de imagens de Trkulja ao mundo do crime aconteceu depois em 2004 o homem ter sido alvo de um tiro quando juntava num restaurante. O crime nunca foi resolvido mas o sérvio garante que não teve nada a ver com ajustes de conta, como foi referido na altura. Foram estas referências que desencadearam a associação do nome ao mundo do cibercrime pela tecnologia da Google.



De sublinhar que Milorad Trkujila já tinha processado o Yahoo por razões idênticas e também ganhou. Na sequência deste primeiro processo conseguiu uma indemnização de 233,8 mil dólares (191 mil dólares).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira