A guerra entre a Samsung e a Apple em tribunal pode já ter vivido dias mais intensos, mas agora é que outros grandes da indústria estão a tomar partido na batalha. Google, Facebook, eBay e HP estão todos contra a decisão do tribunal que deu razão à marca da maçã na queixa de que algumas patentes eram violadas pela Samsung.

Em causa estão patentes como os cantos arredondados de um equipamento, o efeito de rebatimento quando atinge o final de uma página Web ou o simples “duplo toque” para fazer zoom numa imagem.

Através de um documento conjunto que é conhecido como “Amigos da Corte” - no qual empresas relevantes para o sector podem pronunciar-se mesmo que não tenham sido chamadas a depor -, as “gigantes” alegam que a tecnologia é demasiado complexa para prender-se a pequenos detalhes patenteados.

“A decisão [favorável à Apple] vai conduzir a resultados absurdos e ter um impacto desvastador nas empresas, incluindo nas que gastam milhares de milhões de dólares anualmente em pesquisa e desenvolvimento para tecnologias complexas e os seus componentes”, terão escrito as tecnológicas no documento, citado pela publicação Inside Sources.

As empresas de Silicon Valley dizem que não faz sentido, por exemplo, uma empresa que fabrica televisores ter de entregar todo o lucro que teve com o equipamento, mesmo que tenha infringido a patente de apenas um componente.

Foi isto que aconteceu à Samsung, que de acordo com a decisão da justiça norte-americana está obrigada a entregar à Apple o lucro total conseguido com a venda de alguns produtos que infringiam propriedades intelectuais da marca da maçã.

A ação da Google, Facebook, eBay, HP e Dell pode agora valer à Samsung uma reavaliação do caso, o que poderá fazer com que a coima aplicada volte a sofrer uma revisão em baixa por parte da justiça.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.