A plataforma AYR, desenvolvida pelo CEiiA, foi escolhida para integrar o programa Impact Challenge on Climate da Google. Vai receber financiamento e apoio técnico para, nos próximos dois anos, ser escalada e poder chegar a cidades em todo o mundo. 

A AYR é uma plataforma para a sustentabilidade, que recorre a tecnologia de blockchain e a uma aplicação móvel, para dar suporte a mecanismos de recompensa de pessoas e comunidades por comportamentos neutros em carbono, no contexto da mobilidade. O cidadão comum é o ator principal na AYR e a lógica é compensá-lo pelas boas práticas do dia-a-dia, com recompensas para o dia-a-dia. 

Os comportamentos “amigos do ambiente”, que poupam emissões de CO2 para o planeta - como ir de bicicleta para o trabalho - são recompensados com créditos digitais verdes, tokens que podem ser trocados por descontos ou serviços. Os municípios de Cascais e de Matosinhos foram os primeiros do país a poder experimentar o conceito, já que passou por lá o piloto lançado pelo CEiiA ainda em 2019.  

Programa da Google é uma oportunidade única

"Recebemos uma quantidade impressionante de inscrições para o nosso programa Impact Challenge on Climate Google.org, e nós e o júri de peritos ficamos convencidos com o conceito inovador do AYR, onde cidadãos, comunidades e empresas são recompensados por comportamentos de mobilidade sustentável", sublinha Rowan Barnett, responsável da Google.org na EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e APAC (Ásia -Pacífico), num comunicado do CEIIA. 

A Google vê na plataforma desenvolvida pelo CEIIA “a primeira pedra para a implementação de mercados locais voluntários de carbono”, refere a mesma fonte. Enquanto o centro de engenharia considera esta “uma grande oportunidade para Portugal, e para o CEiiA, uma vez que vem reforçar o nosso contributo ativo para este desafio planetário associado às alterações climáticas”, defende José Felizardo, CEO do centro. 

O responsável também sublinha que a integração no programa da gigante da internet é uma oportunidade para trabalhar com parceiros em todo o mundo. Em concreto, com a equipa do Impact Challenge on Climate da Google e o centro de engenharia português vão trabalhar mais dez entidades internacionais, ao longo dos próximos três meses. “Os próximos dois anos serão dedicados à escalabilidade do AYR em cidades de todo o mundo", refere ainda o comunicado do CEiiA. 

O Impact Challenge on Climate da Google financia soluções inovadoras que tirem partido da tecnologia para gerar um impacto positivo na sustentabilidade do planeta.

O CEiiA desenha, desenvolve e opera novos produtos e serviços para as indústrias automóvel, da mobilidade, da aeronáutica, mar ou Espaço.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.