Mesmo para os mais distraídos não restam muitas dúvidas sobre a estratégia da Google para crescer no mercado. A empresa combina o lançamento de novos serviços com uma clara estratégia de crescimento por aquisições. Só este ano, já abriu os cordões à bolsa por cinco vezes, para assegurar que coloca na sua posse serviços emergentes, potenciais reforços da posição no mercado da Internet.



O alvo mais recente foi a Episodic, uma start up de São Francisco, nos Estados Unidos, que se descreve como uma plataforma para a transmissão ao vivo e a pedido de vídeos para a Internet ou qualquer dispositivo com acesso à Internet, no blog oficial que usou para dar nota do negócio com a Google.



Na mesma linha daquilo que possibilita o YouTube, também detido pela Google, a Episodic assegura um serviço de alojamento e publicação de vídeos mas o seu foco está nas ferramentas associadas.



Com o serviço é possível controlar a publicidade e os anúncios associados a cada conteúdo e monitorizar em tempo real informação relativa à experiência de cada utilizador. Também permite que cada utilizador defina, não apenas a publicidade, mas o tipo de acesso aos seus conteúdos, que pode ser gratuito ou pago, através de cartão de crédito.



Desde Janeiro a Google comprou a DocVerse, o serviço de edição de imagem Picnik, o reMail e a empresa de pesquisa social Aardvark.



A nova aquisição, assegura o TechCrunch, será integrada com o YouTube nas próximas semanas enriquecendo as funcionalidades disponibilizadas pelo serviço e melhorando os mecanismos de monetização e controlo de conteúdos. O serviço da Episodic está também optimizado para utilização móvel através de diversas plataformas, nomeadamente o iPhone.