Numa altura em que um acordo entre a Google a Comissão Europeia para pôr termo ao processo por alegado abuso de posição dominante parecia estar cada vez mais perto da concretização, o regulador europeu acrescenta uma nova exigência à lista de medidas a propor pela gigante.

A Google deverá também fazer alterações aos seus serviços móveis, entende o comissário o Joaquin Almunia, que terá entendido ser preferível guardar para uma fase final das negociações a adição de mais este ponto à lista de alterações que a Google terá de levar a cabo.

A informação é avançada por vários meios internacionais, que citam o Financial Times. O jornal não terá, porém, detalhado quais as alterações em concreto que serão exigidas à Google em matéria de serviços móveis.

No início do mês passado, o comissário com a pasta da Concorrência avisou a gigante das pesquisas de que deveria explicar, no início de julho, em que medida pretendia alterar as suas práticas para dar ao regulador garantias que lhe permitissem encerrar a investigação em curso desde 2010.

O objetivo de Joaquin Almunia é evitar a necessidade de medidas oficiosas, sugerindo à empresa que proponha alterações ao seu modelo de negócio capazes de assegurar que a livre concorrência no mercado não será comprometida.

As autoridades europeias identificaram quatro áreas em concreto sobre as quais seria necessário atuar: a forma como são organizados os resultados das pesquisas (dando preferência aos próprios serviços); a utilização nos seus sites de informação de páginas de outras empresas sem autorização prévia; os acordos entre a empresa e os seus parceiros em matéria de publicidade relacionada com os resultados das pesquisas; ou a possibilidade de estar a impor restrições à portabilidade de campanhas do AdWords para outros serviços. A estas deverá agora ser acrescentada a área de negócio mobile da companhia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.