A par da Semana da Ciência e Tecnologia iniciada ontem, o Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior (MCIES) abre esta terça-feira, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, o concurso de financiamento para a criação de conteúdos de divulgação científica e tecnológica, uma iniciativa que surge no âmbito de uma das medidas previstas no Programa Operacional para a Ciência, Tecnologia e Inovação (POCTI).




O segundo dia da Semana da Ciência e Tecnologia será igualmente marcado pela sessão "Desafios", uma actividade dirigida aos estudantes dos Ensinos Básico e Secundário, lançada pelo investigador Manuel Paiva - presidente do Fundo Educativo da Estação Espacial Internacional, e responsável por estudos científicos em missões espaciais - onde se pretende fomentar a obtenção de respostas a questões relacionadas com um determinado tema científico.




É ainda durante a Semana da Ciência e Tecnologia que decorre até 28 de Novembro, que mais de 70 investigadores portugueses recebem o Prémio "Estímulo à Excelência". O MCIES pretende deste modo destacar o mérito e o currículo dos cientistas com a atribuição de um financiamento à instituição onde exercem a sua actividade. Este apoio concedido através da Fundação para a Ciência e Tecnologia destina-se à realização de trabalhos de investigação e divulgação científica.




Com o objectivo de mostrar aos portugueses a ciência que se faz no país, a Semana da Ciência e Tecnologia conta com exposições, workshops, conferências, visitas a museus e laboratórios e terá como ponto alto o Dia Nacional para a Cultura Científica, comemorado amanhã.




Entre as iniciativas apoiadas pelo MCIES destaca-se a realização do Campeonato Nacional de Jogos de Matemática, que reunirá cerca de mil alunos de mais de 200 escolas em redor desta área do conhecimento, ao mesmo tempo rigorosa e divertida.




As Comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia foram precedidas pela apresentação pública do programa do Ano Internacional da Física 2005 (AIF 2005), o qual envolve um financiamento público de cerca de 500 mil euros. Está ainda previsto um importante apoio à realização da Exposição "À Luz de Einstein", um dos maiores eventos do AIF 2005 com o carimbo da Fundação Calouste Gulbenkian. "Um sinal claro do forte empenho do Governo na promoção da matemática e da física como áreas prioritárias do financiamento de projectos de divulgação científica, a par com o desenvolvimento sustentável, biotecnologia e ciências da vida e da saúde", pode ler-se num comunicado.




Até 2006, o Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior prevê um financiamento de 35 milhões de euros para diversos projectos e actividades de divulgação científica.




Notícias Relacionadas:


2004-05-18 - FCT abre novo concurso para financiamento de projectos de I&D


2004-01-19 - POSI e POCTI reestruturados e reforçados com reserva de fundos comunitários

2002-11-22 - Edição 2002 da Semana da Ciência e da Tecnologia começa este fim-de-semana