No decorrer das cerimónias alusivas ao Dia do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública é hoje inaugurada a primeira esquadra modelo do projecto Esquadra do Sec XXI, desenvolvido pelo Grupo PT em parceria com a PSP. A 51ª esquadra da PSP do Estoril conta com tecnologia de videovigilância e um sistema de georeferenciação que permite localizar os agentes no terreno.




Com a apresentação da esquadra modelo é também formalizado o protocolo entre a PSP e a Portugal Telecom, responsável pelo desenvolvimento do projecto. O Ministério da Administração Interna não confirmou ainda a hipótese de generalização deste projecto a outras esquadras portuguesas.




A iniciativa Esquadra do Século XXI pretende mostrar as vantagens da utilização das novas tecnologias no trabalho diário dos agentes da PSP, reforçando a segurança do corpo policial mas também o fornecimento de informação à comunidade através de um portal Internet.

Dentro do projecto hoje apresentado no Estoril estão contempladas várias soluções tecnológicas, nomeadamente o Portal online, o Programa Escola Segura online, o sistema de videovigilância na esquadra, a possibilidade de estabelecer videoconferências entre esquadras e georeferenciação em tempo real para agentes em missão no exterior.

A PT desenvolveu ainda um Canal PSP, com a divulgação de conselhos sobre segurança preventiva exibido na esquadra com um sistema de gestão de filas de espera associado, assim como um quiosque multimédia através do qual se pode consultar o portal e aceder a formulários online.

O projecto é completado com uma área de formação profissional através de sistemas de e-learing que permite, a aquisição de novas competências para os agentes em serviço.





A PT diz em comunicado ter envolvido no projecto mais de 30 técnicos das várias empresas do Grupo PT, que trabalharam com elementos da PSP, do Ministério da Administração Interna e de vários parceiros externos.

Notícias Relacionadas:

2006-03-08 - Governo mostra Cartão do Cidadão e remete para o 4ºtrimestre piloto regional

2005-09-29 - Conselho de Ministros aprova uso da videovigilância pelas forças de segurança