As iniciativas portuguesas na área do Governo eletrónico têm sido por várias vezes referência a nível internacional, recebendo inclusive alguns prémios. O secretário de Estado Adjunto do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares quer tornar esse reconhecimento em negócio que as empresas portuguesas possam exportar e está a desenvolver alguns contactos nesse sentido.

Feliciano Barreiras Duarte participa no International eGovernment Cooperation Forum 2012, que decorre em Viena de Áustria, onde já teve algumas reuniões bilaterais para troca de experiências e partilha de conhecimentos nesta área.

"Com estas reuniões pretendemos dar também a conhecer o potencial das empresas portuguesas nesta área, onde há soluções muito interessantes que podem ser exportadas", adiantou ao TeK Nuno Correia, assessor do gabinete do secretário de Estado.

Entre os contactos já realizados contam-se a Áustria, Roménia e Sérvia, com os quais existe a possibilidade de serem assinados memorandos de entendimento que deem lugar a visitas de avaliação das soluções nacionais.

Neste âmbito o secretário de Estado já assinou protocolos semelhantes com o México, o Estado de Santa Catarina no Brasil, Hungria e Polónia.

Para este evento o secretário de Estado não levou nenhuma das empresas portuguesas na sua comitiva mas o TeK confirmou que a Gatewit é uma das tecnológicas nacionais que também participa neste fórum.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador