Durante a sua visita de Estado ao país sul-asiático, António Costa discursou num encontro dedicado ao empreendedorismo no Instituto Tecnológico de Bangalore e aproveitou para revelar que o Governo está a desenvolver um programa "destinado a empreendedores indianos e a jovens quadros graduados na área das tecnologias de comunicação e informação", de acordo com a agência Lusa.

O objetivo é criar aquilo que é descrito como "vistos startup", que vão facilitar a instalação em Portugal de empresas indianas em início de atividade e, consequentemente, promover o investimento externo.

Segundo consta, foi o Web Summit que esteve na génese desta vontade em promover a atração de startups indianas para Portugal e que resultou na assinatura de um memorando de entendimento entre a Startup Portugal e a Startup Índia.

Escreve a agência noticiosa que Costa quer dar continuidade à forte presença de empreendedores indianos que se registou durante o evento de novembro.

Salientando que Lisboa pretende “construir pontes e não muros” – o lema criado pela autarquia aquando do Web Summit –, o Primeiro-ministro disse que pretende aprofundar a relação entre a Índia e Portugal e dar origem àquilo que descreveu como sendo “a mais relevante startup do mundo”.

Contudo, os detalhes deste programa de atração de startups ainda não são conhecidos, mas espera-se que sejam revelados em breve.