Tal como havia sido referido na passada quinta feira pelo Ministro-adjunto do Primeiro-Ministro, foi realizada na segunda-feira a primeira experiência piloto de aquisição por via electrónica com agregação da Administração Pública. O teste juntou dois ministérios que estão integrados nos 8 pilotos do Projecto de Compras Electrónicas a decorrer, nomeadamente o Ministério da Educação e o da Segurança Social e do Trabalho, confirmou a UMIC.



Neste primeiro ajuste online decorrente dos pilotos do Programa Nacional de Compras Electrónicas, os dois ministérios adquiriram 17.850 resmas de papel branco A4 que se destinam a 16 organismos, tendo obtido poupanças de quase 25 por cento no ajuste. Os ganhos em valor absoluto foram de 9.600 euros, com o preço das resmas a situar-se nos 2,162 euros por unidade (mais IVA).



O facto de ambos os ministérios estarem a realizar os pilotos com a Iwaytrade, um dos quatro emarketplaces que assinaram protocolos com a UMIC para participar nos projectos-piloto, facilitou a realização deste primeiro teste agregado.



Recorde-se que no âmbito dos projectos-piloto a decorrer, estão contempladas apenas as aquisições de material de escritório e consumíveis de informática. Neste primeiro teste participaram no leilão apenas empresas já presentes no Telemático da Administração Pública. De acordo com a informação prestada pela UMIC, os sete fornecedores que participaram na licitação mostraram uma grande apetência pela utilização dos meios electrónicos, tendo realizado 51 licitações durante o prazo dado de duas horas e meia.



Ainda esta semana serão lançados os cadernos de encargos relativos à definição do modelo estratégico do Registo Nacional de Fornecedores, estando também agendada a definição de poupanças geradas pelo Programa Nacional de Compras e a definição do sistema de monitorização para o Registo Nacional de Fornecedores.



José Luís Arnaut afirmou na semana passada que já está concluído o levantamento da situação actual em cada um dos ministérios, acrescentando que "o modelo organizacional da Unidade Nacional de Compras estará concluído no final de Dezembro, enquanto a definição do modelo padrão das unidades ministeriais de compras, implementadas nos projectos piloto poderá avançar em 2004".

Notícias Relacionadas:

2003-11-21 - Portal de Compras Electrónicas do Governo avança a 14 de Janeiro

2003-09-02 - UMIC assina protocolos para início dos projectos-piloto de compras electrónicas