Revelado ontem, o "Digital Life Index" da Jupiter Research mostra que os estilos de vida digitais dos habitantes dos Estados-membros da União Europeia se mantêm muito distintos, noticia a agência Reuters. Os suecos foram considerados os mais avançados da Europa ocidental quando se trata de navegar na Internet e lidar com os novos gadgets, enquanto os gregos ficaram no fim do "Digital Life Index".



Dos 17 países europeus analisados no novo index da consultora de mercado, os latinos foram mais uma vez os que ficaram pior classificados, com a Itália e Portugal a acompanhar a Grécia no final da lista, situando-se abaixo da média. O estudo tem como objectivo classificar a sofisticação dos consumidores em termos de utilização das novas tecnologias digitais, entre as quais se contam as ligações Internet, antenas de satélite e outros gadgets.



A análise avalia diversos factores entre os quais os hábitos de compra online e o número de equipamentos digitais e de telemóveis por 100 habitantes. Neste índice liderado pela Suécia, a Dinamarca ficou classificada em segundo lugar, seguida da Noruega e a Finlândia.



Segundo a informação da agência Reuters, a boa posição da Suécia deve-se à elevada adopção de ligações Internet de banda larga e grande utilização de telemóveis e de PDAs. Pelo contrário a Grécia ficou mal colocada em seis medidas de sofisticação digital, entre as quais a utilização da Internet, de televisão digital ou de satélite, comunicações wireless, uso de equipamentos móveis e digitais e o nível de investimento em publicidade online e comércio electrónico.



A Suécia é já considerada líder tecnológico por outros índices de desenvolvimento, entre os quais o da IDC.

Notícias Relacionadas:

2003-06-26 - Suécia lidera ranking de desenvolvimento tecnológico

2001-01-10 - Portugal continua na cauda da Europa em inovação tecnológica

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.