O Grupo Ongoing formalizou, esta quarta-feira, o acordo com a operadora de telecomunicações Oi para a compra do iG, apresentado como o quinto maior portal de Internet no Brasil.

Segundo a imprensa local, a holding brasileira do grupo português irá controlar as áreas de conteúdos e de publicidade do site. Por sua vez, a Oi mantém a gestão das áreas de acesso e de serviços digitais, que incluem suporte técnico, jogos online e páginas de entretenimento.

De acordo com uma nota informativa enviada aos colaboradores do portal, citada pela EXAME.com, com a transação pretende-se aumentar o foco da Oi nos negócios ligados à banda larga, e dar mais autonomia à área de conteúdos e publicidade.

"A Ongoing pretende alavancar a história de sucesso que o iG vem conquistando no mercado brasileiro", refere a Ongoing na nota enviada aos funcionários.

Os valores do negócio não foram revelados mas os vários rumores de mercado apontam para que a compra tenha sido concluída por um valor próximo dos 500 milhões de reais. O plano de transição deve estar concluído nos próximos 60 dias.

A Exame avança que, além da Ongoing, também tentaram adquirir o portal a Yahoo!, a Uol e a RBS. O grupo português, no entanto, por ser o segundo maior acionista da Portugal Telecom, que por sua vez controla a Oi, teria tido algumas regalias nas negociações, refere a publicação.

Lançado em janeiro de 2000, o IG é considerado o quinto maior portal do Brasil, com cerca de 150 milhões de visitas e 2,1 mil milhões de pageviews por mês.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé