A Fujitsu e a Sonae desenvolveram uma parceria para implementar nos hipermercados Continente a mais recente inovação em checkout's. Actualmente, são quatro as máquinas registadoras que se encontram nos Continentes de Gaia e das Antas mas, segundo Paulo Magalhães, administrador da Sonae, "na sequência desta experiência e após alguns critérios a analisar por parte da empresa, a proposta vai-se estender a outros espaços da cadeia alimentar".

Aparentemente convencional, o U-Scan Self-Checkout permite que o cliente controle as suas compras, uma vez que é o próprio que passa os produtos na máquina, confirma o preço, distribui os artigos pelos sacos e efectua o pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito, cheque ou vale de desconto, apenas com uma supervisão mínima do pessoal da loja. Por baixo de cada cabide de sacos encontra-se uma plataforma de peso que valida os artigos à medida que estes são guardados. Esta é a forma de detectar se os produtos foram lidos e se não foram substituídos.

De forma a facilitar o processo de compra, o U-Scan possui um ecrã touch screen e comandos de voz bilingue que guiam os clientes durante a operação. Com base nesta tecnologia, é possível terminar com as longas filas de espera, poupar espaço, melhorar o serviço ao consumidor e garantir um retorno do investimento em 9 a 12 meses.

Todo o software de back-office foi desenvolvido pela Fujitsu, que reuniu uma equipa constituída por profissionais vindos do Brasil, Portugal, EUA e Inglaterra. Paulo Igrejas, director-geral da Fujitsu Services em Portugal, referiu que esta "é apenas uma prova de que em Portugal se conseguem fazer coisas interessantes e como tal queremos repetir a experiência".

Este sistema pode integrar também as tecnologias biométricas, como por exemplo a impressão digital de um cliente, que poderá servir para identificação de um pagamento com cartão de crédito ou para confirmar a idade de um consumidor que está a adquirir tabaco ou álcool.

O modelo que se encontra nas Antas e em Gaia é destinado apenas para compras de cesto, mas já estão concebidos outros modelos tecnológicos para compras de maior dimensão, entre os quais: U-Scan5 terminal; U-Scan Kiosk; U-Scan 1; U-Scan 6 e o U-Scan Max.

A Fujitsu adquiriu a plataforma à Optical Robotics o que implicou um investimento no valor de 28,8 milhões de euros, colocando a empresa na linha da frente do retail mundial. Por parte da Sonae foram aplicados 2 milhões de euros com vista a que este sistema seja adoptado noutros hipermercados Modelo e Continente espalhados ao longo do país.

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