Hollywood e Bollywood vão juntar esforços para combater a contrafacção e pirataria de filmes na Índia, relata hoje a Associated Press, que dá conta de um acordo celebrado entre a Motion Picture Association of America (MPAA) e sete organizações indianas.

O país tem um dos maiores mercados de cinema do mundo mas manteve, até à data, uma postura com relação à propriedade intelectual bastante diferente da adoptada pelos EUA. Ao que parece isso está prestes a mudar.

A parceria, que estaria a ser preparada há cerca de um ano, prevê, por exemplo um trabalho concertado com os responsáveis pelas salas de cinema indianas para evitar a captação de dos filmes durante a sua projecção - técnica utilizada em 90 por cento dos DVDs pirateados.

A estratégia envolve também trabalho com as autoridades policiais, com os fornecedores de serviços de Internet para controlar a pirataria informática e ainda com os órgãos legislativos para que sejam criadas leis mais eficientes nesta matéria.

Sem que tenha sido revelado qual o montante do investimento associado ao projecto, sabe-se apenas que o financiamento será providenciado pelos membros das organizações envolvidas.

O "interesse" da MPAA na colaboração com as congéneres na Índia surge associado a uma estratégia de expansão do cinema norte-americano para outros internacionais e também ao crescimento verificado entre os estúdios de Bollywood.

A iniciativa segue um caminho que já vinha sendo trilhado pela associação da indústria cinematográfica norte-americana que mantém acordos anti-pirataria semelhantes nos Estados Unidos, Europa e Hong Kong.