A Marktest lançou o Homeb@nking, um estudo que se dirige ao sector bancário e visa caracterizar e identificar os comportamentos e atitudes dos internautas com conta bancária em relação ao serviço online.



Nos meses de Abril e Maio de 2006, o Homeb@nking apurou que 38,4 por cento dos utilizadores com mais de 14 anos que possuem conta bancária, usam a Internet para aceder às suas contas.



São os internautas residentes na Grande Lisboa que registam maior taxa de penetração do serviço bancário, fixando-se nos 49,4 por cento. O segundo e o terceiro lugar são ocupados pelo Grande Porto e pelo sul do país, com a utilização, respectivamente, por 44,9 e 34,7 por cento dos clientes.



A taxa de penetração de homebanking é mais elevada junto dos indivíduos pertencentes às classes sociais altas. Neste segmento o número de utilizadores dos serviços de banca online fixa-se nos 49,9 pontos percentuais.



A Marktest diz que a utilização dos serviços bancários através da Internet é mais popular junto do sexo masculino, que registou uma taxa de utilização destes serviços na ordem dos 43,9 por cento. Entre as mulheres a utilização do homebankig não foi além dos 31,4 por cento.



À excepção da faixa etária 15/24 (19,7 por cento), não foram registadas grandes discrepância entre os valores registados na distribuição por idades, já que a partir dos 25 anos a taxa média de penetração do homebanking ronda os 45 por cento.



Os inquiridos reconhecem como principais vantagens nos serviços de banca online a comodidade e a rapidez de execução. No que se refere às desvantagens, a falta de segurança é o que mais preocupa os utilizadores.



O Homeb@nking apurou ainda que 30 por cento dos clientes que acedem às suas contas bancárias através da Internet deixaram de utilizar outros canais de contacto.

Nota de Redacção: [2006-07-27 11:45] A notícia foi actualizada na referência aos meses analisados pela Marktest.

Notícias Relacionadas:

2005-11-09 - Roll out da nova plataforma de autenticação para o homebanking deve avançar até Março

2005-03-04 - Sites de homebanking com teclado virtual protegem utilizadores contra Tofger

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.