A Hewlett-Packard, a Intel e a Yahoo anunciaram um projecto de investigação conjunto e centrado em cloud computing, um conceito que está a absorver cada vez mais a atenção dos líderes em TI.



As três empresas afirmaram que no âmbito desta iniciativa, denominada Cloud Computing Test Bed, vão trabalhar em conjunto com o Infocomm Development Authority de Singapura, com a Universidade de Illinois e com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, da Alemanha. A associação à Universidade de Illinois inclui também uma parceria com a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos.



As infra-estruturas para a investigação em cloud computing vão ser estabelecidas em seis instalações, distribuídas por diversas localizações, para dar suporte à pesquisa em hardware, software e gestão de centros de dados.



As instalações serão apoiadas principalmente por hardware da HP equipado com processadores da Intel. Existirão entre mil a 4 mil núcleos de processador em cada uma destas instalações, indica a HP em comunicado.



Estima-se que estes centros estejam em funcionamento até ao final deste ano. Todos eles utilizarão software livre, como a tecnologia de computação distribuída oferecida pelo Apache Hadoop e o Pig, uma linguagem de programação desenvolvida pela unidade de investigação da Yahoo.



Com este acordo, as três empresas asseguram o seu futuro no que se refere a parcerias e acordos em serviços de TI, principalmente a HP. No caso da Intel, o projecto poderá incrementar a procura dos seus processadores enquanto que no caso da Yahoo a iniciativa proporcionará a evolução da sua infra-estrutura tecnológica.



Notícias Relacionadas:

2007-10-08 - Google e IBM aliam-se para apoiar a investigação sobre cloud-computing