O plano de redução de custos da HP, que prevê um número muito significativo de despedimentos, deverá ser formalmente anunciado esta semana. Nos últimos dias a imprensa internacional tem avançado vários números que apontam para um intervalo entre os 10 e 25 mil despedimentos, com alguma insistência nos 15 mil.



O projecto de reestruturação terá como objectivo reduzir em cerca de mil milhões de dólares os gastos anuais da empresa para os dois próximos exercícios e os cortes na força laboral estão a ser definidos em função dessa meta. Para chegar a um número final a administração da HP esteve reunida este fim-de-semana e deverá ainda hoje divulgar os primeiros resultados desse encontro, avança a C|Net.



As áreas mais afectadas por esta operação de reestruturação serão as de TI, vendas e serviços, no que respeita ao número de pessoas visadas. De sublinhar que só a área Technology Solutions, onde se incluem os sistemas empresariais, o storage, software e serviços, empregam quase 70 por cento dos colaboradores HP, dizem analistas internacionais.



Os mesmos analistas estimam que outra das áreas afectadas possa vir a ser a de Investigação e desenvolvimento, tendo em conta que a HP tem um orçamento para esta unidade superior ao de todos os seus concorrentes combinados, anualmente são cerca de 3,5 mil milhões de dólares investidos.



O plano de reestruturação está a ser desenhado pelo novo CEO da empresa Mark Hurd e a confirmar-se será a principal medida do responsável nos seus quatro meses de trabalho na HP. Este ano a empresa já tinha procedido a 4.500 despedimentos e para este trimestre a tecnológica fez uma provisão de 100 milhões de dólares para novos despedimentos.



Notícias Relacionadas:

2002-09-26 - Hewlett-Packard dispensa mais 1.800 funcionários em todo o mundo

2001-07-27 - Hewlett-Packard vai efectuar seis mil despedimentos e prevê quebras nas vendas