Os rumores confirmam-se. Leo Apotheker, nomeado CEO da HP em Setembro de 2010, abandona o cargo um ano depois. As funções voltam a ser desempenhadas por uma mulher, Meg Whitman, que vinha sendo apontada como sucessora provável durante os últimos dias.

A mudança é confirmada pela empresa num comunicado emitido ontem, em que a HP dá ainda conta da nomeação de Ray Lane como presidente executivo do conselho e afirma que Leo Apotheker é destituído das funções de presidente, CEO e diretor.

"Estamos a atravessar um momento crítico e precisamos de renovar a liderança para implementar com sucesso a nossa estratégia", afirmou Ray Lane, citado no comunicado oficial, em que Meg Whitman é descrita como uma "visionária das tecnologias", uma "forte comunicadora, focada no cliente" e uma pessoa "com profundas capacidades de liderança".

A nova diretora executiva e presidente da Hewlett-Packard faz parte do conselho de administração da empresa desde Janeiro, tendo antes disso sido responsável pela direção do eBay e passado pelos conselhos de administração de empresas como a Procter & Gamble, Zipcar e Teach for America.

A recém-nomeada líder esclareceu que mesmo que a nova estratégia venha a passar pelo spin-off da área de PCs, a marca vai continuar a apostar no hardware. A compra da Autonomy e a procura de novas formas de rentabilizar o WebOS são outras das prioridades.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.