A guerra de patentes que envolve a Apple vs marcas que usam a plataforma Android não tem tréguas. A HTC anunciou um "reforço" da sua ação legal contra a Apple. As novas acusações da fabricante taiwanesa têm por base um conjunto de nove patentes, adquiridas na semana passada à Google.


Com base neste portefólio de propriedade intelectual, a empresa acusa a dona do iPhone de infringir patentes envolvendo as capacidades Wi-Fi e tecnologia de comunicação do processador, naquela que é a terceira queixa entre as fabricantes.


"Estamos a tomar estas medidas contra a Apple para proteger a nossa propriedade intelectual, os nossos parceiros da indústria e, mais importante, os utilizadores de telefones HTC", justifica Grace Lei, responsável pelos assuntos legais da empresa.


As novas queixas da HTC foram apresentadas junto da International Trade Commission (ITC) e no tribunal de Delaware nos Estados Unidos.


Recorde-se que a Apple começou esta guerra e ao longo dos últimos dois anos tem sido implacável na defesa da sua propriedade intelectual. À ação contra a HTC, juntam-se várias ações contra a Samsung pelo que muitos olham para o tema como uma guerra entre Apple e Android, plataforma central na estratégia das duas empresas asiáticas. No entanto, há que sublinhar que as acusações da Apple sobre as duas concorrentes estão também focadas em questões de hardware e design de produto.


Na queixa original contra a HTC, a Apple defendia que a empresa violava 20 patentes suas relacionadas com o iPhone. Na queixa apresentada à International Trade Commission e também no tribunal de Delaware, a norte-americana acusava a fabricante de Taiwan de copiar o interface e o hardware do iPhone nos seus produtos.


"Nós acreditamos que a concorrência é saudável, mas os concorrentes têm de criar as suas próprias tecnologias e não roubar as de outros", comentou já a Apple na sequência do novo anúncio da HTC.


Recorde-se que em meados de Agosto a HTC já tinha apresentado uma queixa judicial contra a Apple, nessa altura tinha como pretexto a violação de três patentes.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico