O novo centro de Innovation & Experience da Huawei Portugal está localizado no Parque das Nações, nas instalações da marca, e representa um investimento a cinco anos, com uma aposta na proximidade com a indústria portuguesa e as tecnologias. Em termos de emprego, o objetivo é duplicar o número de recursos humanos em Portugal, passando para 200 pessoas no prazo de cinco anos.

A informação sobre o investimento já tinha sido antecipada em outubro mas o centro foi inaugurado hoje oficialmente pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, acompanhado pelo secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos e o Embaixador da China em Portugal, Cai Run. Tecnologia de 4,5G/5G, soluções de Cloud, Internet of Things (IoT), Indústria 4.0, realidade virtual e realidade aumentada e inteligência artificial estão entre as áreas em destaque nas soluções representadas no centro.

Chris Lu, GM da Huawei Technologies Portugal, destacou a aposta que a marca está a fazer em Portugal desde 2003 e o compromisso que existe no ecossistema de inovação e do conhecimento, reforçando parcerias locais. O responsável sublinhou que a marca ambiciona proporcionar maior proximidade das empresas com as tecnologias mais inovadoras, mas também trazer os mais recentes avanços em I&D ao mercado nacional. A área da formação foi também destacada, com a aliança ao ensino prático para aprofundar conhecimentos profissionais e capacidades de jovens portugueses.

Durante a sua intervenção, o ministro da Economia destacou também que "a presença da Huawei em Portugal pode trazer as empresas portuguesas para mais perto da Indústria 4.0". Já à margem do evento, Manuel Caldeira Cabral explicou que durante a visita à China várias empresas, de diferentes áreas, demonstraram o seu interesse em investir em Portugal, mas que esses acordos serão revelados a seu tempo.

Uma das áreas mais sublinhadas foi a aposta na formação. Recorde-se que a Huawei pretende investir na formação de 5 mil estudantes portugueses em competências TIC para apoiarem a evolução da carreira profissional. A empresa já tinha dado início no ano passado a um programa de formação de Verao em TIC.

"Esta nova aposta é mais um marco que resulta do trabalho contínuo que temos vindo a desenvolver, no sentido de enriquecer localmente o ecossistema desta indústria, conseguindo um melhor ambiente e disponibilizando mais oportunidades para acelerar a transformação digital em Portugal”, explicou Chris Lu na inauguração do Centro.

Em outubro foram assinados vários protocolos com a Huawei no seguimento de uma visita do Governo português à China. A NOS e a Portugal Telecom estiveram entre as empresas que assinaram acordos.

 Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação no decorrer da inauguração. Foram também adicionadas fotografias.