Continuando a ser uma das empresas de tecnologias que mais aquisições tem anunciado nestes últimos meses, a IBM confirmou ontem a sua intenção de comprar todo o capital da EADS Matra Datavision, uma empresa francesa especializada na área de gestão do ciclo de vida de produtos (Product Lifecycle Management - PLM). A Big blue anunciou também a criação de uma nova unidade de negócio que se dedicará ao apoio a empresas no desenvolvimento de produtos na área da electrónica.



A nova unidade adopta a designação de Engineering & Technology Services e permitirá a partilha com os clientes da experiência e conhecimento da IBM em serviços de tecnologia e ainda o acesso a propriedade intelectual da empresa.




Mais de 700 profissionais de engenharia da IBM serão transferidos para esta nova unidade, que deverá ter mais de mil funcionários no próximo ano. A indústria de telecomunicações, defesa, aeronáutica, electrónica de consumo e automóvel estão entre as potenciais clientes desta nova unidade, sendo que em muitas destas áreas a IBM tem já relacionamentos privilegiados com os seus clientes.




Quanto à intenção de adquirir a EADS Matra Datavision, a IBM refere que o negócio deverá ainda ser aprovado pelas entidades reguladoras mas é esperado que esteja terminado até ao final do ano. A empresa faz parte do grupo francês EADS, European Aeronautic Defence and Space Company, e era já um dos principais produtores da IBM em soluções de gestão de ciclo de vida de produtos (PLM).



Através de uma aliança realizada em 1998, a EADS Matra Datavision distribuía e integrava as soluções da IBM CATIA, ENOVIA e SMARTEAM.



Notícias Relacionadas:

2002-10-03 - IBM concretiza aquisição da PwC Consulting

2002-09-04 - IBM compra mais uma empresa de software

2002-01-14 - IBM finaliza aquisição da CrossWorlds Software