A On Demand Innovation Services, ou Serviços de Inovação a Pedido em português, é uma nova área de serviços da IBM, localizados na sua divisão de investigação, formada por uma equipa de investigadores especializados em consultoria tecnológica e de alta transformação de negócio.



A nova organização contará com 200 consultores da IBM Research a nível mundial e será suportada por investimentos na ordem dos mil milhões de euros durante os próximos três anos, refere a empresa em comunicado à imprensa.



Funcionando em parceria com a unidade de Business Consulting Services da divisão IBM Global Services, a concretização do novo braço de serviços é considerada uma decisão histórica na evolução da IBM Research. "Os Serviços de Inovação a Pedido marcam a primeira vez em que a IBM Research cria uma organização formal de contacto directo com o cliente, representando a maior mudança organizacional desde o início dos anos 90", salienta a empresa norte-americana.



Inicialmente, os Serviços de Inovação a Pedido irão concentrar esforços de investigação em quatro áreas-chave: a da Análise Avançada, que envolve a aplicação de ciência computacional e matemática para modelar cenários reais e solucionar problemas emergentes de negócio; a da Transformação de Processos de Negócio, em que o objectivo é alinhar estratégia de negócio com investimentos tecnológicos, ao criar processos que realcem e expandam a eficácia, a lucratividade e as relações de negócio de todos os géneros; a da Integração de Informação, que tem por objectivo colocar em pleno uso as diversas formas de informação internas e externas da empresa; e a da Economia Experimental: onde os investigadores se concentram em técnicas experimentais aplicadas para demonstrar o valor de diferentes modelos de negócio.



Segundo a IBM, a área dos Serviços de Inovação a Pedido estão actualmente a trabalhar no desenvolvimento de plataformas avançadas de infra-estrutura para descobrir informação que possa permitir às empresas juntar, analisar e sintetizar largas quantidades de dados não estruturados. Este serviço piloto está desenhado para extrair tendências, padrões e relações a partir de múltiplas formas de informação, explica a empresa, e prevê-se que a infra-estrutura lide com mais de mil milhões de páginas Web, documentos e correspondência de newsgroups para sofisticada análise e síntese de dados. As primeiras aplicações desta tecnologia podem incluir análise de negócio, marketing de produto e análise demográfica, refere a IBM.



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