A divisão portuguesa da IBM vai passar a ser liderada por um novo presidente. José Joaquim Oliveira dá lugar a António Raposo na liderança da subsidiária. O novo presidente da IBM Portugal está na companhia desde 1992, onde já assumiu vários cargos internacionais, "com especial enfoque em áreas estratégicas para o desenvolvimento de novos negócios em mercados do sul da Europa", como explica uma nota de imprensa.




A nível pessoal a empresa detalha que o gestor é casado. Tem três filhas e é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa. Tem ainda uma certificação internacional num curso de gestão para executivos do INSEAD.



José Joaquim Oliveira está ligado à IBM desde a década de 70, ainda enquanto estudante, e assumia a presidência da divisão portuguesa da Big Blue há 14 anos, sendo responsável por diversos marcos históricos na operação portuguesa (que pode rever num artigo que publicámos no ano passado a propósito do centenário da empresa, no qual o gestor participou).



Com a saída da liderança da filial portuguesa José Oliveira assume funções internacionais na companhia, embora mantendo uma ligação a Portugal, enquanto consultor do
Conselho de Administração da IBM Portugal.



Recorde-se que ao longo do último ano as principais multinacionais tecnológicas presentes em Portugal levaram a cabo alterações na estrutura de direção que puseram novos nomes no comando das subsidiárias nacionais, ou levaram portugueses a acumular funções com novos cargos em outros países.



Carlos Brazão, da Cisco, assumiu no final do ano passado funções europeias na organização ao nível do setor público. Acumulou as novas funções com as anteriores até passar o testemunho a Nuno Carvalho, que o substitui.




João Taron da Oracle passou para a Oracle em Espanha deixando o lugar em Portugal para Vítor Rodrigues, que é o atual country manager. Ainda em 2011 Jorge Borges da Toshiba também passou a acumular a direção de marketing da operação portuguesa com Espanha. No início do ano já João Amaral tinha feito o mesmo percurso, mas ao nível da direção do negócio.



A alteração mais recente coube à HP, que anunciou em finais do ano passado mudanças significativas na operação portuguesa, com a nomeação de um novo diretor-geral e alterações na direção de vários negócios. Carlos Janicas foi substituído por Manuel Lopes da Costa.




Nota de redação: Notícia atualizada com informação sobre o novo responsável da Cisco em Portugal.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira