Já são conhecidos os vencedores dos CIO Awards 2011, um galardão criado pela IDC que pretende distinguir projectos portugueses inovadores com grande impacto nas organizações e empresas, na área das tecnologias.

No total foram distinguidas 10 iniciativas, representativas de vários sectores e de respostas a desafios de negócio muito diversos, refere em comunicado a consultora.

Os projectos distinguidos vão desde a bilhética à internacionalização, passando pela nova geração de serviços digitais e simplificação de processos na Administração Pública.

Mais especificamente, entre os premiados está a solução Business to Business "Marca Branca" modular dirigida a instituições financeiras, do Banco BEST; o sistema de bilhética com recurso a tecnologia RFID da Comboios de Portugal; o sistema de localização de crianças em tempo real no parque temático KidZania, da Chamartín Imobiliária; e o Farmalink, um sistema aplicacional online que integra na mesma rede privada os diversos intervenientes do sector farmacêutico, da Farminveste.

"Estes projectos distinguem-se pela enorme criação de valor para a organização pelo rigoroso alinhamento entre tecnologia e necessidades de negócio. Mostram que num Portugal em crise continuam a existir empresas e organizações a recolher bons dividendos de um investimento inteligente em tecnologia", salienta Gabriel Coimbra, research and consulting director da IDC em Portugal, na nota enviada à imprensa.

Segundo a consultora, os premiados foram escolhidos em função da criação de valor para a organização em vectores como a melhoria e optimização de processos de negócio e a melhoria da produtividade e efectividade dos colaboradores, entre outros.

A escolha foi feita por um júri de personalidades prestigiadas na área das tecnologias de informação, incluindo Fernando Bação (Professor ISEGI-UNL), Jaime Quesado (Especialista em Estratégia, Inovação e Competitividade), José Dias Coelho (Professor UNL e Presidente APDSI), José Tribolet (Professor IST e Presidente INESC), Luís Magalhães (Presidente da Agência para a Sociedade do Conhecimento) e Pedro Veiga (Professor FC-UL e Presidente FCCN).