A feira de eletrónica de consumo já soma mais de 9 décadas de existência, desde que se realizou pela primeira vez em 1924, mas muito mudou no mundo e também na IFA. Nos últimos anos as tecnologias de informação ganharam mais espaço, sobretudo os telemóveis, e a feira em Berlim tornou-se num novo palco para “guerras” de lançamento de produtos, até pela sua proximidade com a época alta de vendas de tecnologia, o Natal.

Ainda antes das portas da feira abrirem oficialmente, várias marcas organizam eventos de imprensa para lançamento das principais novidades, uma dinâmica que o TeK tem vindo a acompanhar. A Samsung tem reservado para a IFA a apresentação das várias versões do seu telemóvel de maior dimensão, o Note e do wearable Gear, e este ano voltou a fazê-lo num evento onde reuniu cerca de mil jornalistas de todo o mundo.

Mas a Sony, a Huawei, a Toshiba e a Microsoft também não ficam para trás e já todas mostraram os principais trunfos neste jogo pela atenção dos fãs de smartphones e tecnologia de mobilidade, e entre phablets, tablets e wearables há muito por onde escolher.

Os ecrãs de grande dimensão dos smartphones dominam as apresentações da Samsung e da Huawei, mas a loucura das selfies está a ter também o seu espaço, com a Microsoft a apostar na reinvenção do conceito.

Na Toshiba são os novos portáteis e tablets que marcam o ritmo, com o Encore mini a assumir um posicionamento interessante em termos de preço.

Do mundo da eletrónica de consumo tradicional não há também falta de novidades, com a Philips a mostrar um conjunto de produtos da marca que tem as competências agora distribuídas em várias empresas mas que mantêm a aposta nas tecnologias mais carismáticas da companhia, como o Ambilight para as TVs e o Fidelio para o som.

As TVs 4K e de ecrã curvo fazem também parte dos produtos em destaque na LG, que apresenta a primeira OLED 4K.

Depois de dois dias de eventos fora da feira e de visita a stands ainda em construção numa feira em processo de montagem, hoje abrem oficialmente as portas da IFA na Messe de Berlim. O TeK vai continuar por cá a acompanhar os lançamentos, mas para já pode fazer uma visita virtual através das imagens que já fomos recolhendo e que vamos atualizando ao longo dos próximos dias.

Se quiser saber como é a IFA "por dentro", veja a próxima página onde pode encontrar uma fotogaleria com imagens de alguns stands das marcas que por lá marcam presença. Veja também um resumo daquelas que têm sido as novidades de uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.


Fátima Caçador


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

A IFA por dentro

- Smartphones conquistam mais espaço na feira de eletrónica de consumo
- Samsung quer pôr sala de estar "às curvas"
- Conheça a proposta da Panasonic para a casa do futuro
- Sete é o número mágico dos novos produtos da Huawei
- Philips reforça presença do Spotify no terreno do áudio e vídeo tradicional
- Todas as novidades da Toshiba
- Tablets, telemóveis e televisores seguiram na mala da Sony até Berlim
- Realidade virtual da Samsung passa por parceria com a Oculus
- Acer renova gama de tablets e smartphones
- Samsung mostra Galaxy Note 4, Note Edge e novo Gear S
- Lenovo apresenta tablet e computadores de jogos