A exposição de 2014 tem data reservada para 5 a 10 de setembro, em Berlim, marcando mais uma vez a agenda de lançamento de produtos de eletrónica de consumo e home appliances para o último trimestre do ano, que é tradicionalmente o mais forte em vendas neste setor.

Na IFA Global Press Conference que decorreu em Belek, na Turqia, Hans-Joachim Kamp, chairman da gfu, lembrou que nos últimos sessenta anos a IFA já sofreu muitas transformações mas que o percurso da exposição tem sido positivo, e que nas últimas edições se tem registado um crescimento de expositiores, visitantes e investimento.

Em 2013 a IFA foi visitada por mais de 140 mil profissionais e foram colocadas 4,6 mil milhões de euros em encomendas. Depois de alguma estagnação no mercado de eletrónica de consumo as expectativas de crescimento para 2014 e 2015 são positivas, impulsionadas pela procura no médio oriente, áfrica e américa do sul.

Em resposta a esta dinâmica do mercado e da procura de expositores a feira vai ser alargada, estendendo-se ao novo CityCube Berlin com mais 6 mil metros quadrados, o local onde vão ser colocadas algumas das áreas da feira, e para onde a Samsung se vai mudar ocupando um piso completo, o que mostra claramente o domínio crescente da marca.

A Sony vai ocupar o hall onde a Samsung normalmente se instalava na IFA, e há mais algumas mudanças de posições, como a alteração da localização da área dedicada às telecomunicações, que também cresce este ano.

A IFA vai também estrear um novo formato de conferência, a "IFA+ Summit", que vai trazer alguns dos protagonistas do sector a Berlim, numa agenda da qual ainda não há muitos detalhes. O Keynote de abertura está para já reservado para Boo-Keun Yoon, presidente & CEO da Samsung Electronics.

Para além da intensificação da área de eletrónica de consumo e de home appliances, a IFA continua a não conseguir atrair à feira algumas das áreas paralelas que são cada vez mais relevantes, como o mundo da Internet e das redes sociais, mas também as aplicações, que passam cada vez mais pelos televisores à medida que se aprofunda o conceito de SmartTV.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico