O número de incidentes e ataques à segurança informática aumentou 13,7 por cento à escala mundial entre o primeiro e segundo trimestre de 2003, indica o relatório IRIS (Internet Risk Impact Summary Report) realizado pelo Internet Security Systems. O mesmo documento indica ainda que o volume de ataques continuará a crescer, centrando-se especialmente em utilizadores com ligações de banda larga.

Em termos brutos, registaram-se, no segundo trimestre de 2003, 727 casos de vulnerabilidades contra 602 ocorrências no período anterior - nada menos do que 20 por cento mais. No que diz respeito aos worms e às ameaças híbridas, os números invertem-se com o relatório a registar 654 novas ameaças contra 752 nos primeiros três meses de 2003.

Para os responsáveis pelo estudo, este acréscimo de incidentes deveu-se ao aumento exponencial de ameaças que utilizam as vulnerabilidades já conhecidas e não corrigidas pelos departamentos informáticos das empresas - que, desta forma, se tornam alvos fáceis de hackers ávidos de realizar novos ataques com ameaças e técnicas já antigas.

Para Chris Rouland, vice-presidente da equipa X-Force da Internet Security Systems responsável pelo estudo, "o grande desafio que a maior parte das empresas deveria enfrentar é o de descobrir e proteger os pontos críticos da própria organização". Para o mesmo, "a longo prazo as mesmas irão necessitar de minimizar as vulnerabilidades antes que os hackers ataquem os sistemas menos protegidos".

Para o futuro, a equipa X-Force prognostica um acréscimo de ataques Internet, principalmente a utilizadores que disponham de ligações de banda larga a partir do seu local de trabalho, tecnologias wireless e aplicações que partilhem ficheiros e mensagens.

Notícias Relacionadas:

2003-04-07 - Ameaças de segurança informática aumentam exponencialmente em 2003