A Chartered Semiconductor, a IBM e a Infineon (uma empresa do grupo Siemens) assinaram um acordo de parceria para o desenvolvimento de chips produzidos através de nanotecnologia, para utilizar numa nova geração de computadores.



Num comunicado conjunto, as três empresas explicaram que o objectivo da parceria é "acelerar o desenvolvimento a produção de chips em 65 nanometros" (o correspondente a um bilionésimo do metro) para posteriormente produzirem semicondutores em 45 nanometros.



Esta tecnologia permite produzir peças mais pequenas, mais fortes, mais limpas e mais baratas justificam as empresas, sem avançar pormenores financeiros do acordo. O projecto vai ser desenvolvido por cerca de 200 engenheiros, cedidos pelas três empresas a partir do Advanced Semiconductor Technology Center em East Fishkill, Nova Iorque. O acordo estipula que a investigação - relativamente à produção de chips em 65 nanometros - seja desenvolvida em conjunto pelas partes, num mesmo espaço.



As empresas explicam que a decisão de entrar nesta parceria resulta de uma pressão crescente da indústria, junto das empresas do sector, no sentido de desenvolverem sistemas cada vez mais sofisticados, a custos controlados.

Notícias Relacionadas:

2002-12-03 - Toshiba e Sony desenvolvem processo de fabrico de chips de 65 nanometros

2000-09-05 - Japão reforça investimento na nanotecnologia


2000-02-16 - EUA aposta na nanotecnologia