A Informatica PowerData apresentou-se hoje ao mercado português onde passará a estar representada directamente. A empresa é a filial ibérica da Informatica Corporation e opera na área das soluções de integração de dados e software de business intelligence. Esta estrutura ibérica conta já com uma equipa de 25 pessoas, tem sede em Barcelona e escritórios em Madrid e Lisboa.



Manuel Novais Gonçalves, director de operações em Portugal, explicou aos jornalistas que Portugal é um mercado de extrema importância para a empresa, até porque, os primeiros clientes nacionais foram conquistados antes mesmo de existir uma presença física em Portugal. "Isto cria elevadas expectativas à Informatica PowerData". Para já são clientes da empresa a Oni Telecom, Optimus, Novis e EDP, entre outros. Portugal contribui actualmente com 20 por cento da facturação ibérica da empresa.



Para este ano a Informatica espera um volume de negócios de 6 milhões de euros, sendo que Portugal deverá contribuir com 2 milhões para o total do bolo. As principais áreas de actuação da PowerData Ibérica no mercado nacional são a banca, seguros, distribuição, utilities e telecomunicações.



As soluções da Informatica PowerData abarcam as ferramentas necessárias para a extracção e transformação de dados na generalidade das bases de dados e plataformas, business intelligence e gestão de metadados. O portofólio de produtos da empresa divide-se precisamente nestas três categorias. O Informatica PowerCenter é uma plataforma para a integração de dados reunidos a partir de várias fontes e posteriormente transformados, segundo requisitos analíticos e armazenados em dispositivos elegidos pelo cliente. Na área de business intelligence o Power Analizer, com uma arquitectura 100 por cento web, constitui o principal produto da empresa. "Esta solução está orientada para facilitar um desenvolvimento rápido de indicadores de gestão, reporting, análise e consultas esporádicas", explica o responsável.



A Informatica dispõe ainda de uma solução de gestão de metadata. Segundo Manuel Gonçalves "esta é a primeira solução empresarial de gestão de metadados que integra informação sobre vários sistemas permitindo analisa-los e organiza-los".



Da rede de parceiros que prestam apoio directo na implementação das soluções Informatica contam-se a Accenture, Ace, AMS, Cap Gemini Ernst & Young, KPI, Prisma e WeDo Consulting, num total de 300 parceiros. A distribuição de receitas é repartida em 40/60 por cento sendo que o canal de venda directa detém ainda maior peso.