A Inforpor 2001, a 18ª edição da feira de tecnologias de informação de Portugal, abriu hoje ao público na FIL - Feira Internacional de Lisboa - para uma exposição que decorre até Domingo. Reduzida este ano a apenas dois pavilhões, o 3 e 4, a feira contou com 200 expositores.



Mais uma vez, o ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago, procedeu à inauguração da feira. Sem direito a discurso, esta inauguração consistiu numa visita relâmpago aos dois pavilhões.



O ponto mais alto do dia de hoje foi sem dúvida o lançamento do Windows XP. Além de uma conferência de imprensa realizada de manhã, a Microsoft realizou na Inforpor a grande apresentação do seu novo sistema operativo, com mais de 2 mil convidados. De destacar ainda o espaço que os stands da empresa ocupavam, no Pavilhão 3 e 4, onde era dedicado aos profissionais.



A somar a este "rapto" das notícias, a Microsoft conseguiu que o Windows XP tivesse uma presença dominantes nos stands das outras empresas, existindo folhetos e promoções praticamente por todos os cantos.



Numa primeira visita ao pavilhão 3 destacam-se ainda as empresas de software de gestão - como a Sage Infologia, a PHC, a eticadata e a TI - ocupavam a primeira linha e em termos de espaço, com algumas novidades mas privilegiando a mostra dos seus produtos aos clientes e parceiros.



Num stand de dimensão muito razoável a Porto Editora mostra o seu software multimédia, com destaque para os infantis "Uma Aventura no País das Letras", "Aprender com o Mini Click" e "Eu Adoro Ciências..." nas versões "Energia e Forças", "A Vida", "A Matéria".



Também a Texto Editora mostrava as suas propostas na área Júnior, Jovem, Educação, Universal e também a livraria virtual Mediabooks.


A Interlog, mesmo em frente à MacLoja e perto da Loja Apple, mantinham orgulhosamente o espaço não PC da feira, mostrando os novos designs dos computadores e portáteis, mas ainda não o novo leitor de música digital iPod.



Na área das publicações marcaram presença a Impresa, Vida Económica, Ferreira & Bento, Bit sociedade editora e PCWin, com a Impresa a dominar em tamanho e número de proposta apresentadas.



Para quem quisesse ainda aproveitar para navegar na Internet, a Certame, entidade organizadora da Inforpor, disponibilizou no pavilhão 3 um cibercafé, com ligação fornecida pela NetCabo.



Do lado do pavilhão 4 quase metade da àrea foi ocupada com o stand da Microsoft dedicado à apresentação do Windows XP. O espaço é preenchido por dois ecrãs gigantes e centenas de cadeiras. Ao longo do expositor Windows XP estão disponíveis vários PCs desktop dos fabricantes participantes na feira, para que os visitantes possam "eXPerimentar" o novo sistema operativo da Microsoft.



Entre outras empresas que ocupam um lugar de destaque neste pavilhão, conta-se a Compaq, cuja principal novidade apresentada é a nova gama de PCs empresariais da série EVO. As firmas nacionais Criterium e Solbi também marcam presença na Inforpor 2001.



Esta última revela uma nova gama de servidores, conhecida por Primergy, que resulta de uma parceria da sua marca City Desk e a Fujitsu Siemens e será lançado amanhã, dia 26 no Auditório 1 da nova FIL. Outra empresa nacional com lugar de destaque é a Inforlândia, com a sua linha de computadores desktop e servidores IN Systems.



Para além do Windows XP, que parece ter verdadeiramente ofuscado os outros stands, este Pavilhão conta também com uma presença muito forte das empresas que actuam no sector da Impressão e Imagem. O Ministério da Ciência e da Tecnologia também participa na Inforpor 2001, com um expositor dedicado à Iniciativa Internet do governo. Outros sectores que estão representados neste pavilhão são o do hardware e software, bem como o de distribuição.




Para melhor planear a sua visita à feira, visite a página dos pavilhões da exposição onde navegando com o rato sobre os mapas consegue identificar as empresas presentes.