A complementaridade dos produtos levantava algumas dúvidas em relação ao sucesso da integração da Business Objects com a SAP mas, um ano após a compra da empresa esta é considerada uma aposta ganha. A nível internacional a contribuição do portfólio SAP BusinessObjects representou dois terços do crescimento de 20% nas receitas de software e de serviços em 2008.

Os bons resultados sentem-se também a nível da SAP Ibéria, com as soluções da Business Objects a contribuir com 17% do total de receitas de software em 2008. Estas soluções registaram um crescimento de vendas na ordem dos 65%, tendo sido fechados em 2008 130 contratos.

Bernardo Ricca, Director comercial em Portugal da SAP Ibéria adianta que em Portugal o maior projecto foi feito na EDP e que muitos clientes de soluções SAP adquiriram aplicações SAP Business Objects, já integradas no portfólio.

O director comercial garante ainda que há projectos que se iniciaram em 2008 com algumas empresas e que se deverão concretizar este ano, apesar do cenário de crise económica. "Estas são áreas de investimento que têm benefícios importantes mesmo em tempo de crise", justifica, adiantando que a expectativa é de fechar o ano acima das metas de crescimento definidas.

O trabalho realizado com parceiros, a nível da integração de parceiros da BO e de formação da rede SAP, é uma das áreas de aposta. Em apenas 9 meses mais de 50% dos parceiros SAP receberam formação nas aplicações integradas com a aquisição.

A nível de integração das aplicações existe um roadmap definido até 2011 que pretende alinhar os processos SAP com as aplicações herdadas da Business Objects. Diogo Baptista, responsável de desenvolvimento de negócio da SAP Ibéria, explica que desde o início as duas equipas trabalharam em conjunto de forma muito aberta e que embora a integração do portfólio não esteja finalizada já há desenvolvimentos muito significativos.

Um dos desenvolvimentos futuros a nível de integração centra-se também no portfólio para PMEs. Apesar de existir um pacote de BusinessObjects para pequenas e médias empresas, a SAP tem integrado algumas funcionalidades, como o Crystal Reports que já integra o SAP Business One, e esta tendência irá ainda alargar-se sobretudo para potenciar as capacidades analíticas do SAP Business Onle e SAP Business All in One.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.