A Intel Capital anunciou um investimento de 16 milhões de dólares para garantir uma posição no capital da empresa de soluções de segurança antivírus Grisoft, com sede na República Checa. O investimento da empresa americana na Grisoft é o maior feito até então na Europa de leste.




As soluções da Grisoft são actualmente usadas em 25 milhões de computadores pessoais. A empresa assenta o seu negócio num modelo de distribuição indirecto e através da Internet e dirige-se à generalidade dos sistemas operativos e plataformas.



Para ser concretizado o negócio carece ainda de autorização das autoridades reguladoras da República Checa, conforme explica um comunicado. O mesmo documento adianta que nos termos do acordo assinado, a Intel Capital também se compromete em ajudar a Grisoft a angariar novos clientes e a chegar a novos segmentos de mercado, assim como a optimizar o seu software.



O aperfeiçoamento das soluções de segurança para o mercado de pequenas empresas e para os consumidores em geral estão entre as principais prioridades deste compromisso de cooperação.



A entrada da Intel Capital no capital da Grisoft foi feita em parceria com a Enterprise Investors. Em conjunto as empresas investiram 52 milhões de dólares para garantir controlo sobre os 65 por cento do capital até agora detidos pela Oak Capital, outra empresa capital de risco.



Notícias Relacionadas:

2005-06-14 - Intel investe 200 milhões de dólares na criação de um fundo de investimento na China