O mercado asiático afirma-se cada vez mais como aposta para as empresas de tecnologia ocidentais, que tiram partido da mão-de-obra qualificada e dos menores custos de produção. Para além disso, a dimensão de mercados como a Ásia e a China e o desenvolvimento de ambas as economias fazem com que a produção local seja em boa medida absorvida no mercado doméstico.
Já com uma forte presença nos mercados asiáticos, que também se traduz no investimento em centros de I&D na região, a Intel anunciou um novo investimento de 2,5 mil milhões de dólares numa nova fábrica na China.
O projecto vai nascer de uma parceria com a Comissão de Nacional de Desenvolvimento e Reforma e permitir o fabrico de wafers de 12 polegadas para CPUs, avança o VNunet.
Quando estiver totalmente operacional a nova estrutura vai produzir 52 mil wafers por mês usando tecnologia de 90 nanómetros. De sublinhar que a China já é o segundo maior cliente da Intel, logo depois dos Estados Unidos.
Já esta semana também a Nokia anunciou que vai duplicar a capacidade da sua fábrica na Índia, reforçando a aposta no mercado asiático. A fabricante finlandesa acredita que em menos de três anos aquele mercado pode tornar-se o segundo mais importante em termos de volume, para a sua operação. Hoje em dia já é o terceiro mais relevante.
Dando resposta ao crescimento, a Nokia vai aumentar para 53 mil metros quadrados a dimensão da fábrica que no ano passado produziu 25 milhões de equipamentos móveis, 80 por cento dos quais para o mercado doméstico.
Depois da ampliação a estrutura vai instalar também sete empresas de componentes e dar emprego a 20 mil pessoas depois de totalmente operacional, o que deverá acontecer já no próximo ano. Para já, a fábrica emprega 3.800 trabalhadores e consumiu apenas parte do investimento previsto de 150 milhões de dólares.
Notícias Relacionadas:
2007-03-05 - Intel prepara laptop especial para escolas inglesas
2005-06-14 - Intel investe 200 milhões de dólares na criação de um fundo de investimento na China
2003-03-31 - Nokia reforça posição na China com fusão de 4 joint ventures
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini vai dar “vida” ao robot de companhia Ballie da Samsung. Chega às lojas durante o verão -
Site do dia
Deepfake ou imagem real? Neste site pode pôr as suas capacidades de observação à prova -
App do dia
Explore masmorras e descubra tesouros no mundo de fantasia de Crimson Angel -
How to TEK
Já pode utilizar o Google Lens enquanto navega na internet em iOS. Saiba como ativar
Comentários