Um estudo apresentado pela IDC revela que a Intel continua a ganhar quota de mercado às custas da sua rival AMD. Dados apresentados pela consultora revelam que a empresa aumentou em 1,2 por cento a sua quota de mercado a nível mundial durante o segundo trimestre de 2003, no que respeita ao mercado de processadores.



Os dados apurados pela IDC dão à Intel um controle de 81,6 por cento deste mercado, contra uma quota de 17,2 por cento da AMD, que no mesmo período reduziu cerca de 1,1 por cento de quota. No segmento de processadores para o mercado móvel o desempenho da Intel deve-se sobretudo ao sucesso do processador Pentium M, um produto integrado na plataforma Centrino. O Pentium M permitiu à Intel angariar mais 2,8 pontos percentuais no ranking mundial.



O ganho de quota da Intel produziu-se também aqui às custas de uma redução de vendas da AMD que perdeu uma fatia do mercado na ordem dos 2,5 por cento. Segundo a IDC, a subida resultou numa quota global de 88,1 por cento no mercado de processadores móveis.



No segmento de processadores para computadores desktop, a AMD consegue melhores números com uma quota de 19,4 por cento, embora a Intel mantenha uma margem largamente superior com uma quota de 79,4 por cento.



Notícias Relacionadas:

2003-03-12 - Intel reforça aposta no conceito de mobilidade através do Centrino

2002-01-07 - Intel e AMD lançam processadores Pentium 4 e Athlon XP ultra-rápidos