O fórum internacional para as boas práticas nas tecnologias da informação itSMF está a promover um novo standard para endereçar o fornecimento eficaz destes serviços e a sua contribuição para o sucesso do negócio. Lançado com a colaboração da itSMF Portugal, o novo ISO/IEC 20000 vem substituir a norma britânica BS 15000.



"O ISO/IEC 20000 foi desenvolvido para responder às necessidades de uma audiência global e fornecer um entendimento comum da gestão de serviços de tecnologias de informação em todo o mundo. Cobre os aspectos responsáveis por 80 por cento do investimento total em tecnologias de informação da grande maioria das organizações", garante a itSMF Portugal num comunicado.



À semelhança do que acontecia com o BS 15000, este novo standard é publicado em duas partes e pretende dar a conhecer aos prestadores de serviços a melhor forma de alcançar a qualidade no serviço prestado aos seus clientes, internos e externos.



A Parte 1 do ISO/IEC 20000-1: 2005 - Especificações para a Gestão de Serviço - fornece os requisitos da gestão de serviços e é relevante para os responsáveis pela preparação, implementação ou gestão continuada dos serviços de TI na organização.



A Parte 2 - Código de Prática para a Gestão de Serviço - fornece orientação para os auditores internos e assistência aos prestadores de serviços que planeiam melhorias no serviço ou se querem preparar para auditorias em relação à norma ISO/IEC 20000-1:2005.



Segundo a itSMF, a nova norma não apresenta muitas diferenças em relação ao standard original BS 15000. "As alterações foram feitas de modo a adequá-lo a uma audiência internacional", explica-se no comunicado.



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